sábado, 4 de abril de 2015

Prefeitura monitora ações e consequências do incêndio em Santos

Desde os primeiros momentos após o início do incêndio no terminal de combustíveis na Alemoa, em Santos, a Prefeitura de Cubatão monitora a situação e possíveis consequências do episódio à nossa Cidade. Todo o cuidado é necessário, já que área atingida se encontra próxima à divisa com o Município.


Equipes da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) e das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Segurança Pública e Cidadania acompanham todas as ações de combate ao incêndio, além de monitorarem itens como a qualidade do ar e atendimentos na rede pública de saúde que possam estar relacionados à fumaça que chega à Cidade. Por enquanto, os índices estão dentro da normalidade. Equipes do Corpo de Bombeiros de Cubatão também auxiliam no combate ao fogo.

A Defesa Civil cubatense reforçou as equipes de plantão e está monitorando todas as regiões do município. O órgão municipal também está em contato direto com a Cetesb para colher outras informações sobre a nuvem de fumaça que está sobre Cubatão. Houve o registro de algumas ligações para a Comdec, por moradores do Jardim Casqueiro, reclamando de fuligem no bairro, escura com consistência gordurosa.


Cetesb analisa possíveis impactos ambientais

Segundo informe oficial da Cetesb, uma equipe técnica da companhia ambiental acompanha, desde quinta-feira, a situação em Santos. Até a noite de sexta-feira (3/4), não havia registro de contaminação relevante da água do estuário, bem como de poluição do ar, medidos no local do incêndio.

Com relação aos possíveis impactos ambientais causados pela fumaça liberada pelo combate às chamas, foi instalado um medidor de partículas na região do incêndio, que fará o monitoramento dos índices de material particulado.

Para reclamações sobre a qualidade do ar, o telefone da Cetesb é o 0800 11 3560.


Peixes mortos surgem na orla da Avenida Beira Mar



Neste sábado (4), equipes da Prefeitura, Cetesb e OAB Cubatão realizaram vistoria na orla da Avenida Beira Mar, no Casqueiro. Há uma grande quantidade de peixes mortos, que podem estar relacionados ao combate ao incêndio no terminal de combustíveis na Alemoa.

Segundo a companhia ambiental do Estado de São Paulo, desde a manhã deste sábado, foram coletados peixes moribundos, em pontos no estuário e no Rio Cubatão, que servirão para a identificação das possíveis causas da mortandade. Além disso, estão sendo definidos os pontos de coleta de amostras de água, que serão objeto de análise nos laboratórios da empresa.

A Prefeitura alerta a população para que não coma peixes colhidos nesta região desde o início do incêndio. Neste domingo (5), equipes da Terracom retirarão os animais mortos e farão a limpeza do local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário