quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prefeitura esclarece sobre caso de meningite meningocócica em Cubatão




A aluna R., de 6 anos, que estudava na UME Amazonas, faleceu na noite de domingo, dia 26, de meningite meningocócica. Na sexta-feira, dia 24, ela compareceu normalmente à escola e não apresentava sintomas da doença, que só começaram a aparecer no sábado.

A internação foi feita no próprio sábado e a criança infelizmente veio a óbito no domingo. Esta é a primeira morte registrada este ano no município causada pela doença, algo dentro dos índices preconizados pela Organização Mundial de Saúde, que é de 3 a 4 casos por ano.

No início da tarde de segunda-feira, dia 27, os secretários municipais de Educação, Cesar Rodrigues Pimentel, e de Saúde, Dr. Benjamin Rodriguez Lopez, estiveram na escola para conversar com os pais dos colegas de classe da menina.

O objetivo da conversa foi orientar sobre as medidas preventivas a serem adotadas e esclarecer as eventuais dúvidas dos pais e professores. Segundo o secretário de Saúde, todos que estiveram em contato com a criança na última sexta-feira receberam um antibiótico em dose única, para evitar a transmissão da doença.

Dr. Benjamin deixou claro que colegas de classe e professores que estiveram com a menina, e que não manifestaram sinais da doença até agora, não precisam se preocupar, porque a bactéria meningococo, responsável pela inflamação da meninge (membrana que recobre e protege o cérebro), age rapidamente no organismo após o contágio. Por isso, as aulas na UME Amazonas não foram suspensas.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço de Vigilância em Saúde está fazendo um levantamento e monitoramento de todos os alunos, professores e familiares que tiveram contato com a criança. Além disso, por precaução, durante 15 dias qualquer uma dessas crianças que passar pelo Pronto Socorro Infantil terá atendimento especial.

Mesmo assim, é importante conhecer os sintomas da doença, especialmente quando manifestados por crianças (onde a mortalidade é maior): febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

_______________________________________________________

Durante todo o caso, a prioridade da Prefeitura foi passar todas as comunicações necessárias aos diretamente envolvidos com o caso e evitar fazer alarde com uma situação isolada, até para preservar a identidade da menor que veio a óbito e para garantir a privacidade da família em um momento de dor.

À medida que as informações começaram a sair na imprensa, a Prefeitura publicou em seu facebook a nota acima, de forma pública, para garantir plena transparência sobre o caso e evitar pânico por parte da população, já que a meningite meningocócica registrada foi um caso isolado. Continuaremos à disposição da imprensa e da comunidade para quaisquer esclarecimentos, e nos solidarizamos com a família da aluna e todos da UME Amazonas neste momento de luto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário