sexta-feira, 20 de março de 2015

Cão abandonado no Casqueiro recebe tratamento no Canil Municipal

Na última quinta-feira (19), o drama de um cachorrinho vira-latas abandonado próximo ao Centro de Línguas, no Jardim Casqueiro, comoveu muitas pessoas nas redes sociais. A equipe do Centro de Zoonoses da Prefeitura acolheu o animal, bastante debilitado, e iniciou tratamento imediato. Saiba agora como ele está.



 
Ninguém sabe quem venceu a briga, mas pelo estado que o pequeno cão branco ficou, a troca de mordidas foi intensa. Com ferimentos na altura da virilha, embaixo do pescoço e no dorso, o bicho, ainda sem nome, vagou provavelmente três ou quatro dias pelas ruas do Jardim Casqueiro até buscar refúgio da forte chuva que caiu no final da tarde de quinta-feira (19), no Centro de Línguas, na Rua Maria Cristina. 

Debilitado pelas feridas já infestadas de larvas, de imediato sensibilizou alunos e professores. Nesta sexta-feira (20), 24 horas após ser resgatado e tratado pelos veterinários da Secretaria de Saúde, o cão começou a reagir aos cuidados e medicamentos. Se o seu estado de saúde evoluir bem, em no máximo 45 dias estará à disposição para ser adotado.


O médico veterinário Augusto Cesar de Sousa Barreto comentou que o típico vira-latas, com no máximo três anos, tomou antibiótico, anti-inflamatório e ainda comprimidos para eliminar as larvas. Também recebeu a aspersão de larvicida em spray.



"Não conhecemos o histórico do animal. Mas apresentava perfurações compatíveis com mordidas", relatou Barreto. "Moscas pousaram nas feridas e surgiram as larvas, que foram removidas. Hoje já comeu normalmente, bebeu água, fez xixi e coco. Mas ainda está em período de observação", disse, frisando que é necessário aguardar uma semana para atestar sua reabilitação.



Segundo Barreto, a perspectiva é que ele já esteja pronto para adoção dentro de 45 dias. Recuperado dos ferimentos, será submetido à castração. "Depois, será só aguardar o tempo do pós-operatório para que esteja pronto para ser adotado".



Em razão do destaque que o caso ganhou nas mídias sociais, os funcionários do Canil Municipal esperam que esse cão não tenha o mesmo destino dos demais 300 cachorros e gatos abrigados no local, à espera de uma família.



______________________________________

Atualização - 14/04/2015


Menos de um mês depois, olha o nosso amiguinho completamente recuperado! Após um intenso trabalho da equipe do Canil Municipal, todos os ferimentos e machucados do cãozinho já cicatrizaram.

Limpo, castrado e feliz, agora ele espera por um amigo. Quer adotá-lo? Visite o Canil Municipal de Cubatão: Rua João Paulo II, s/nº, Sítio Cafezal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3361-2166. Para conferir os outros animais disponíveis para adoção, veja álbum no site da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário